BEM VINDO ao St.Artte "Este blog é melhor visualizado com Google Chrome"

O Grito "Edvard Munch"

Pintura do norueguês Edvard Munch de 1893. a obra representa a própria vida do artista que na infância tinha um pai rígido e controlador, que presenciou a morte de sua mãe e sua irmã e corto relações com seu pelo sonho de ser pintor. A escolha não teve o êxito desejado, pois ele se envolveu com uma mulher casada que acabou por trazer mais angústias em sua vida.
A obra apresenta uma figura, meio andrógena e horrenda em um momento de profunda angustia e desespero existencial. O plano de fundo é a doca de Oslofjord em Oslo na Noruega ao pôr do Sol.
"Passeava com dois amigos ao pôr do sol o céu ficou de súbito vermelho sangue, eu parei, exausto, e inclinei-me sobre a mureta, havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do Oslofjord e sobre a cidade os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade e senti o grito infinito da Natureza." (Edvard Munch).
O Grito é considerado uma das maiores obras do movimento expressionista e também um ícone da cultura pop ao lado da obra de Leonardo da Vinci "Mona Lisa".

Um dos grandes ícones da cultura pop Homer dos Simpsons, representando O Grito.

3 comentários:

nunca tinha visto essa reprodução com o Homer..muito booa kkk

Olá!
Copiei O Grito de Munch, do seu blog e adicionei ao um texto meu, citando a fonte.
Caso vc não queira, favor enviar-me um e-mailque retirarei sem problemas.
Um grande abraço
Suely

nossa na minha escoloa tem um soque grande e original ele da medo mas é uma pintura famosa todo mundo conhese que ingrasado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


 








creative commons license
MyFreeCopyright.com Registered e Protected
É proibida a utilização de quaisquer obras contidas neste site para fins comerciais e publicações sem seus devido créditos. Plágio é CRIME.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...