BEM VINDO ao St.Artte "Este blog é melhor visualizado com Google Chrome"

Salvador Dali


Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, Marquês de Dalí de Púbol nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade catalã de Figueras (Espanha), região que foi também uma espécie de pano de fundo para grande parte de sua obra. Tornou-se uma figura popular com aqueles bigodes enormes. Era artista e showman na divulgação da própria obra. Filho de um prestigioso tabelião, estudo escola pública (Colégio Salle). Começou a estuar desenho quando tinha 13 anos. Em 1919 participa de uma exposição de pintura. Em 1922 obtém o reconhecimento da Associação Catalã de Arte e no mesmo ano matricula-se na Escola de Belas Artes de Madrid, onde fica até 1926 conhecendo Frederico Garcia Lorca, Luís Brunuel.Vinha de uma família sólida de classe média. Era rodeado por amigos ricos e cultos que incentivavam Dali e mantinham bem informado sobre os desenvolvimentos no mundo das artes.

Foi estudar pintura em Madri (1921-1926) quando já possuía boa bagagem artística. Foi nessa época que fez amizade com o poeta Lorca. Sua primeira exposição individual aconteceu em 1925, na Galeria Dalmau (Barcelona). Foi chamado em 1927 para o serviço militar, cumprindo-o no Castelo de Sant Ferran (Figueres). Surrealista desde 1928 (ano em produziu, com Buñuel, o filme” Un perro andaluz” e se incorpora ao grupo surrealista em Paris). Em 1938, fiel aomesmo tipo de pintura, modificou sua orientação temática até chegar a quase mesmo mistricismo.

É cada vez mais atraído para o Surrealismo a partir de 1.929, e influenciada pelas teorias de Sigmund Freud. Casou-se com Gala Eluard que fora antes sua amante, que além de ser a musa inspiradora, foi uma grande colaboradora e organizadora de seus afazeres. Mas foi ela também que sua ganância incentivou Dalí a banalisar a sua arte.

Sua melhor produção é considerada a que ocorreu entre os anos 29-39.Dalí pintou suas obras mais famosas. As pinturas desenvolviam interpretações e associações irracionais, dependendo do ponto de vista, de acordo com o método crítico-paranóico por ele criado. Conferiu à sua obra sempre uma aparência acadêmica com impecável precisão fotográfica. No final da década de 1930, Dalí estava começando a ser reconhecido nos Estados Unidos, onde as atitudes face às novidades artísticas eram menos conservadoras do que na Europa. O início da Segunda Guerra Mundial e a vitória dos alemães sobre a França, em 1940, levaram Dalía fugir para os EUA, onde ficou oito anos. Durante a Segunda Guerra Mundial, com a invasão alemã em 1940, vai para os Estados Unidos, onde teve inúmeras oportunidades para usar seu talento. A América também despertou seu lado exibicionista, tornou-se uma super-celebridade. Em 1962 cria grandes pinturas como a “Batalha de Tetuán”.Recebe em 1964 a Cruz de Isabel a Católica e un ano depois; realiza una grande exposição em Tókio. Em 1973 é inaugurado o Museu Dali.

Os últimos anos de Salvador Dalí foram obscurecidos por um distanciamento de Gala, que morreu em 1982. No mundo das artes crescia a preocupação com a quantidade de obras falsas que lhe eram atribuídas a Dalí.

O próprio Dali sabia de sua parcial culpa, pois que muitas vezes chegou a assinar centenas de folhas em branco que seriam obviamente usadas de forma ilícita. Em 1986 sofreu graves queimaduras por causa de um incêndio,ocorrido em seu quarto.

A partir de então vive prostrado em uma cama na torre do Museu de Figueres. Faleceu em 20 de janeiro de 1989, anos 84 anos deidade. Seu corpo embalsamado está enterrado em uma tumba sob a cúpula do Museu de Figueres (Espanha).

Fonte:www.salvadordali.com.br

Algumas obras de Salvador Dali:

14 comentários:

Adorava esse homem, infelizmente ele já morreu :/

fiz um trabalho sobre ele uma vez e não esqueci mais. Muito autêntico, obras lindas. Era muito bom.
*:

http://sweetboldness.blogspot.com/

Muito bom, estudei sobre ele desde então admiro muito sua obra maravilhosa...é ótimo quando artistas marcam alguma parte de nossas vidas, faz parte do que somos hoje.

Um dos meus artistas preferidos. Suas obras eram maravilhosas.

Realmente esse cara é muito louco, sempre gostei das pinturas dele! Bela postagem!

Engraçado... eu estou vendo nesse momento uma entrevista com ele.

po dali foi foda mesmo meche com os nossos instintos...

A pintura com os moihos de vento/borboleta não é do Salvador Dali, e sim de outro pintor surrealista, Vladimir Kush.

Sorry to post this in English, but I just have to ask. The last picture in this post seems a bit unrelated - I've never seen it before and I would have never thought it's Dali. The style seems very different.

Can you please provide details of it. Thank you

Sorry, paintings 3 and 5 actually belong to Jim Warren

Salvador dali se destacou por suas obras serem tão realísticas e terem quase sempre um assunto a se tratar geralmente uma critica que o próprio artista fazia em suas pinturas, dali sempre será o pai do surrealismo bizarro.

Amo Salvador Dali! Personalidade única e emblemática da rebelde e revolucionária alma catalã! Descendente de um catalão, identifico-me muito com essa verve incendiária como humilde adoradora!

Olá!

Também sou uma admiradora de Dali e gostaria muito de obter algumas réplicas dele...uma delas está no blog...dois corpos (líquido e concreto) se abraçando no mar...lindo...sabem onde posso comprar?


 








creative commons license
MyFreeCopyright.com Registered e Protected
É proibida a utilização de quaisquer obras contidas neste site para fins comerciais e publicações sem seus devido créditos. Plágio é CRIME.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...